Bem Vindo!

São Paulo realmente pode ser considerada uma das capitais mundias da gastronomia. Aqui pode-se comer pizzas melhores que na Itália, paellas tão boas quanto as espanholas, sushis e sashimis de qualidade inquestionável, steak tartares ou moules-frites como em Paris, etc. Sem dúvida um dos melhores programas noturnos do paulistano e do turista em São Paulo é sair para jantar; e eu, obviamente, me incluo nesse grupo.

Aqui ainda não existe grande número de restaurantes listados entre os melhores do mundo, mas isso é questão de tempo. O desenvolvimento econômico do país aliado ao contato do brasileiro médio com outras culturas (gastronômicas ou nã0) torna esse processo inevitável e, cada vez mais, devemos observar novos talentos despontando e fazendo sucesso.

Um detalhe entretanto, tenho observado com maior frequência: o alto preço da boa gastronomia. Não pretendo entrar em discussões socioeconômicas sobre concentração de renda no Brasil e/ou carga tributária, que justificariam os preços cobrados, mas é algo cada vez mais comum. Atualmente é cool cobrar caro nos pratos... Principalmente quando estamos falando de restaurantes no eixo Itaim Bibi - Jardins - Vila Nova Conceição. Não que eu não goste de frequentar essa região, afinal trabalho por ali e sempre saí para jantar em seus restaurantes. Todavia creio que, em se tratando de uma cidade tão grande, não seria razoável imaginar que tudo o que é bom se encontra na zona sul!

Foi então que tive a idéia de criar esse blog com o intuito de, inicialmente, coletar nomes de restaurantes os quais considero BBB's (bom, bonito e barato) que fossem fora eixo acima citado. Contudo penso que não seja necessário excluir qualquer região da cidade. O importante é que, qualquer estabelecimento se enquadre na categoria BBB que, querendo ou não, acaba sendo muito subjetiva.

Precisamos, antes de mais nada, definir o que é BBB. Inicialmente ditarei os parâmetros mas nada impede que estes sejam revistos (aceito sugestões).

O primeiro "B": Bom - esse é o mais subjetivo deles. "O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?" Um pode gostar de feijoada e ter repulsa a escargots enquanto outro pode considerar a comida mineira pesada e sem classe - o que não concordo de maneira alguma! Dessa forma, não imporei filtros em relação ao tipo de comida. Não tenho portanto como julgar se uma determinada cozinha com a qual não tenho muita afinidade é boa ou não. A idéia então é acatar toda sugestão e que o leitor do blog, ao visitar o estabelecimento, faça o julgamento.

"B" de Bonito - semelhante ao anterior.

O terceiro "B", de barato. Esse é o mais fácil de parametrizar. Vou estipular como "barato" uma conta que, com couvert, prato principal e sobremesa - sem considerar bebidas- seja em torno de 100 reais o casal. Concordo que isso não é exatamente "barato", mas não é caro se comparado a muitos dos restaurantes que tenho frequentado.

O quesito "bebidas" é bastante importante e também deve ser avaliado. Sabemos que a maioria das casas possui cartas de vinhos caríssimas. Sendo assim, quero avaliar se o restaurante em questão admite que o consumidor leve o proprio vinho de casa, cobrando ou não "rolha".

Quero então, humildemente estimular o leitor desse blog a procurar novos estabelecimentos e criticar os já publicados. Estou aberto a novas sugestões, criticas e pretendo conhecer os restaurantes sugeridos. Contudo sei que isso não será possível - questões financeiras, de tempo e estéticas - por isso devo publicar as sugestões enviadas para mim e deixar o leitor avaliar, através de sua própria experiência.

Buscando facilitar a compilação dos dados é essencial informar:

-Nome do estabelecimento;
-Endereço;
-Telefone;
-Tipo da cozinha;
-Breve comentário sobre o prato, com preço aproximado;
-"Nota" para qualidade da comida e serviço, através dos seguintes parâmetros - * - fraco ; ** - regular; *** - bom; **** - excelente;
-Bebidas: carta de vinhos com preço justo? aceita que o cliente traga o próprio vinho? cobra "rolha"? quanto?

O email para recebimento de sugestões é : ebombonitoebarato@gmail.com

Bom, é isso! Tenhamos todos uma excelente aventura gastronômica!

Bom apetite!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Le Jazz Brasserie

R. dos Pinheiros, 254 - São Paulo - SP
Fone: 11 2359-8141
http://www.lejazz.com.br/
Cozinha Francesa
Infelizmente a previsão de espera por uma mesa de 6 lugares se concretizou: 1 hora e 10 minutos, precisamente. A qualidade da comida nessa pequena brasserie compensou a espera. Provei um cassoulet muito bom, por um preço muito honesto. Na mesa foi pedido um steak au poivre excelente também. No cárdapio encontra-se pratos simples da culinária francesa sem maiores sofisticações, porém muito saborosos. O tempo de espera para que a comida chegasse surpreendeu: com a casa cheia, serviram as 6 pessoas de nossa mesa em apenas 20 minutos. Tivemos, entretanto, a infelicidade de visitar a casa em uma noite em que um dos garçons havia faltado, comprometendo - em muito - a qualidade do serviço. Mas creio que voltarei em breve para provar outras sugestões do cardápio e mudar a impressão ruim que tive do atendimento.
Comida: ****
Ambiente: ***
Serviço: * (ontem, com um garçom a menos)
Bebida: Não pude beber...e falhei ao não checar a carta de vinhos. Brevemente repararei esta falha!

Nenhum comentário: